segunda-feira, 7 de março de 2022

Wonho fez seu comeback e "Obcecada" foi algo que eu NÃO fiquei

O solista Wonho fez seu comeback dia 16 de Fevereiro com o single “Obsession” e minha surpresa não veio de lugares agradáveis. 

por Torya Zanella (07-03-22)


Twitter Oficial @official_wonho


Para ser bem sincera eu não estava esperando nada

Nada mesmo, eu conheço o Wonho e já tinha uma ideia das músicas que ele anda fazendo e elas não foram do meu agrado, tanto que eu demorei semanas até me pôr para ouvir o single novo.

Me decepcionei? Não, porém…


Sim, Wonho está mostrando um lado maduro, um que não vi no Monsta X.

Sim, o Monsta X é um grupo mais maduro e que toca em assuntos de pessoas da idade deles e com uma audiência, um público, mais velho e internacional.

Mas Wonho está mostrando QUEM ele é como artista em seu trabalho solo.


Músicas emotivas relativamente melodramáticas e com conceitos sensuais.

Não me surpreendi com o conceito de “Eye On You”, mas me impressionei com os toques dark que a música e o MV tem, para mim o Wonho sempre iria para um lado mais melódico e passional.

“Eye On You” é uma música intensa de beat eletrônico que me trouxe traços de dance house que talvez seja meu ouvido acostumado a outras coisas que simplesmente achou a música linear demais.


Foi só eu, ou mais alguém teve a sensação de que ele se revirava em si mesma?





Para começar a discussão eu quero apontar o quanto esse conceito me levou a pensar em uma boate de um filme de ficção científica.

Se eu fechar os olhos consigo claramente ver as luzes neon contra paredes de concreto e pessoas vestidas de formas interessantes e chamativas dançando ao som da música que sai pelos alto falantes gigantes ao mesmo tempo em que os personagens principais da história discutem algo muito importante minutos antes de serem pegos pelos vilões e uma briga acontecer ao som do grave do das linhas de baixo de “Eye On You”.


Claramente posso ver a edição rápida e frenética que essa cena resultaria em um filme de futuro distópico e tecnológico.


(lembrando que não é a primeira vez que comento sobre como a onda futurista está em alta nos conceitos de K-Pop)


Seguindo a discussão, eu me impressionei mais com o fato da música ter um tom mais agressivo do que as anteriores do que com a sua própria composição.

Pessoalmente achei a música ‘linear’ demais, poucos contrastes de momentos musicais diferentes e dinâmica muito parecida durante a música inteira.


Também conhecida como a música perfeita para tocar em clubes pelo simples fato de ela não ter um respiro real e esse efeito em ambientes fechados e controlados como boates é o intuito, manter as pessoas ali dentro entretidas.

“Eye On You” é para mim uma música muito estável, com pouca para quase nenhuma dinâmica e se mentem muito na mesma linha, ela é futurista, psicodélica e repetitiva.


Assim como músicas de meditação, uma música com uma linha melódica e campo harmônico muito bem definido que não se altera nem extrapola em loucuras do sistema tonal, feita para se revirar em si mesma e manter a pessoa concentrada no aqui e agora.


Algo que “Eye On You” faz muito bem.


Wonho foi pra uma vibe dramatica, sensual e psicodélica e em cada comeback eu sinto mais certeza que ele se sente muito mais confortável para expressar sua arte 100% do seu jeito, com músicas dentro do aspecto melódico dramático e extremamente sentimental e outra intensas e dançantes com muito mais sensualidade e paixão. 


“Somebody”, a b-side do single, eu esperei que fosse mais uma das melódicas melodramáticas, apenas por começar com um vocal limpo e um violão também limpo.

Mas o crescimento da linha do baixo com sons de metais me deixou em alerta para logo em seguida ser surpreendida com uma vibe bem light rock com um baixo de verdade e bateria.

Uma música intensa, mas alegre que me soa como um nascer de sol. Exatamente como aquelas últimas horas de noite antes do sol nascer mas que se você olhar para o horizonte você já pode ver os primeiros raios de sol do dia.


Termino dizendo que apesar de ter amado “Somebody” e ter a salvo na minha lista de músicas, não é do meu agrado total. Apesar de o single "Obsession" ser muito bem construído, com a title “Eye On You” e “Somebody”, eu não caí de amores e de verdade não estou nenhum pouco surpresa porque apesar de gostar do Wonho eu não sou fã do estilo de trabalho dele.


Trabalho impecável e bem feito, só não é do meu agrado pessoal.

E para mais informações, pensamentos e conversas sobre música e K-Pop, 

Siga @monfoxy no Twitter, no Instagram e no TikTok

E para conteúdos mais longos me siga no Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SNEAKERS é completamente descolada do resto do trabalho e isso me incomodou muito.

 Uma critica mini-album Checkmate do ITZY por Torya Zanella 26-07-2022   Uma música título fraca com um potencial já foi entregue por elas. ...