quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

NCT 2021 e seus 21 membros voltaram com um álbum que reflete o Universo do grupo.

 No dia 14 de Dezembro o NCT fez seu comeback para o projeto anual com os membros ativos e trouxe o que eles fazem de melhor, todas as possibilidades.

por Torya Zanella

fonte: NCT oficial Twtter @NCTsmtown


Eu não tenho ideia de como o NCT consegue fazer o que eles fazem.

No dia 14 de Dezembro o grupo masculino NCT, da SM Entertainment, fez seu comeback com o projeto que traz todas as units em um mesmo álbum. O álbum intitulado “Universe” com 13 músicas mostrou todas as cores e possibilidades que o grupo consegue trazer.

O grupo é composto de uma unit rotativa (NCT U) e três fixas (NCT 127, baseada na coreia; NCT Dream, com os mais novos do grupo; WayV, baseada na china), o som ‘barulhento’, cheio de informações, com vocais distintos e únicos, como todo artista da SM, e rappers que estão mostrando que a mesma empresa também tem potencial de formar rappers competentes mostrou que não veio para brincadeira.

Com o sistema de número não definido de membros e assim tendo múltiplas possibilidades de combinações, de testar diferentes estilos, formatos e line-ups, apresentando todo e qualquer tipo de música, do estilo à forma, dos timbres vocais e intensidades é o que fez a sonoridade do grupo ser tão distinta.

E por isso mesmo sempre trazem músicas com ares novos e que quase sempre são acompanhadas das frases: “só o NCT conseguiria fazer isso”





Das 13 músicas, nós tivemos: três são das units fixas, “Earthquake” do NCT 127, “Dreaming” do NCT Dream e “Miracle” do WayV e duas faixas títulos para o álbum.

A primeira sendo “Universe (Let’s Play Ball)” como pre-release lançado no dia 10 de Dezembro com uma das combinações do NCT U (uma fascinante a propósito). E se quiser saber o que penso apenas dela, segue o link da minha reação no YouTube.

E “Beautiful”, com todos os 21 membros participantes do projeto, foi lançada junto com o álbum. Música essa que me deixou emotiva desde o início e me lembrou uma das músicas de fim de ano da Globo. E você pode ver a minha reação a ela e comentários sobre neste link aqui.




Com uma grande diversidade de estilos, o álbum começa intenso com uma música dos main rappers do grupo (Taeyong, Mark e Yangyang) seguido de músicas intensas, dançantes e voltadas para o hip-hop, mas com o passar das faixas a ambientação dos sons vai aos poucos se transformando para músicas mais alegres e felizes até terminar o álbum com outras muito focadas nos vocais, baladas emotivas que terminam na faixa título “Beautiful”.

A última com letras cativantes sobre se manter no seu caminho, sonhar e apesar das dificuldades, lembrar que aqueles que te amam sempre estarão ao seu lado.


MINHA ESCOLHA MUSICAL


Essa foi difícil. 

Eu tenho uma grande dificuldade em escolher uma (única) música quando o assunto é o NCT, ainda mais em projetos do NCT U, a versatilidade e exploração de sons sempre me deixa intensamente presa a tudo o que eles lançam.

Mas posso dizer que nesse trabalho eu tive um grande afeto por “New Axis”, “Dreaming” e “Beautiful”.

A letra de “Beautiful” me acertou em cheio, digamos que ela teve um enorme peso emocional em mim devido a acontecimentos recentes na minha vida. Vai para a minha lista de favoritas.

“Dreaming” me prendeu desde o teaser lançado na semana anterior ao do álbum e também porque é uma música do NCT Dream e eu tenho um lugar especial no meu coração para essa sub-unit.

“New Axis” me deixou com torcicolo porque eu fiquei batendo cabeça ao ouvir ela por 20 minutos seguidos. Eu tenho um ponto muito fraco quando o assunto são os rappers, ainda mais quando são os que sabem o que estão fazendo.


Mas se eu puder apenas escolher uma, eu fico com “New Axis”, por ser um projeto de formação NCT U e esse ser o intuído dos álbuns NCT2021, NCT2020 e NCT2018, mas as outras duas têm lugares especiais no meu coração.


CONCLUSÃO


Eu sempre me coloco em situação de esperar tudo e nada do NCT, por eles terem um histórico enorme de experimentação tudo pode acontecer.

Essa é a parte que eu sempre me apaixono mais e mais pelo grupo. “Universe” é um deleite para os fãs que conhecem o histórico do grupo, senti falta de uma música em chines, já que uma das units fixas é chinesa.

Mas para aqueles que não são tão próximos ao grupo e ao que eles costumam fazer, um projeto NCT U é interessantíssimo de se ouvir.

Por naturalmente terem diversos estilos e subgêneros em suas músicas, algumas mais focadas no rap, outras nos vocais, das mais calmas às mais dançantes, além das super energéticas, eu acredito que pelo menos um trabalho do NCT U qualquer pessoa pode gostar.

Acredito que você, sendo quem quer for e gostando do que for, consegue gostar de pelo menos uma música do NCT de tão diversificadas que elas são.

Para o álbum eu entrego um 9,5 de 10 e para as faixas título 5 de 5 para "Universe" e 4,9 de 5 para "Beautiful" (isso é só uma graça minha) porque me fez ter ligar para minha terapeuta depois de ouvir ela e chorar por causa dela



e para mais informações, pensamentos e conversas sobre música e K-Pop,

siga @monfoxy no Twitter, no Instagram e no TikTok


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SNEAKERS é completamente descolada do resto do trabalho e isso me incomodou muito.

 Uma critica mini-album Checkmate do ITZY por Torya Zanella 26-07-2022   Uma música título fraca com um potencial já foi entregue por elas. ...