O grupo masculino da JYP Entertainment fez seu comeback dia 19 de março e pra ser bem sincera eu nem sei por onde começar…
Como sempre o Stray Kids depois de fazer seu comeback dia 18 de março me deixou sem o que falar.
Toda vez que eu escuto uma música nova do grupo, solo, duo e afins eu tenho que pelo menos sentar umas boas horas pra entender como cada elemento musical, efeito e construção musical funciona em cada uma das faixas.
Com ODDINARY os garotos do Stray Kids mostraram de novo que são produtores incríveis e únicos em suas escolhas de sons.
Eu nem preciso dizer que usar pássaros e logo depois um som de furadeira foi uma escolha que só o Stray Kids faria e só eles poderiam e podem fazer esse tipo de coisa funcionar.
em off: durante a análise desse álbum, me ocorreu um momento em que estava ouvindo uma das faixas e me surpreendi com a escolha de ter um sample de moto, quando na verdade não era um sample e sim o barulho vindo de fora da janela do meu escritório e pensei comigo que esse tipo de pensamento só existiu porque eu estamos falando do Stray Kids, se fosse outro grupo eu não teria esse pensamento e isso diz MUITO sobre o grupo.
O Stray Kids é conhecido por ser um grupo de “noise music” cheio de elementos eletrônicos e samples de coisas que não esperamos que estejam em uma música, pessoalmente eu sou apaixonada pela forma como eu consigo observar em uma música pop, um K-Pop, elementos que eu aprendi na faculdade quando estudava música eletroacústica, concreta e os princípios da música eletrônica.
O álbum se mostrou dentro dos padres de baixos presente e cheios, com linhas melódicas nas frequências da voz e harmonias que contrastam com tudo o que veio antes, o Stray Kids sempre traz o uso de um set de sopros de metais fazem das músicas cheias de distorções e samples que de verdade só funciona pelo simples fato de ser um traço de marca do stray kids
De novo com músicas de units mostrando que cada nova combinação tem a capacidade de trazer cores e combinações únicas, incrível.
Um mini álbum muito bem produzido, como esperado do 3RACHA, conquistou meu coração com suas peculiaridades de música barulhenta. Faz meu estilo, sou apaixonada e entusiasta da coisa.
Eu sei que isso não é o gosto da maioria ou pelo menos de grande parte das pessoas e tudo bem, na verdade eu acho incrível a forma como o Stray Kids tem uma marca tão específica e reconhecida que já faz tempo que eles estão a cada novo comeback afirmando que essa é a forma deles de fazer as coisas.
MINHA ESCOLHA MUSICAL
Como amo coisas barulhentas eu devo dizer que foi difícil escolher apenas uma, a título, “MANIAC” é incrível, “FREEZE” e charmer se tornaram minhas queridinhas, porém “VENOM” ainda ganha mais um pouco pelo sua presença do que eu chamo de “dirty sound” entre MUITAS ASPAS porque a música aparenta ter poucos elementos, mas todos são na sua cara e muito bem marcados, dando uma sensação agressiva com pouco.
Como se você estivesse limpando uma sujeira com a presença da música, ainda mais pelo contraste melódico e quase etéreo das harmonias e vozes que se contraporem com os baixos e distorções.
E para saber mais do que eu achei de "MANIAC" vou deixar aqui meu video sobre a música e MV:
CONCLUSÃO
Não é um álbum pra todo mundo
Porém, isso não é nada novo de se dizer sobre o Stray Kids
Raps muito bem construídos, vocais únicos dos mais graves (oi Felix) aos agudos, sons eletrônicos e super processados.
Stray Kids é simplesmente um grupo muito único e tem uma marca bem estabelecida. PORÉM por isso mesmo faz com que o grupo seja OU amado OU odiado.
Não é um grupo fácil de se gostar, em questão musical, por ter um estilo musical que não é comum e que demanda tempo e um certo esforço. Se você já não gosta de coisas barulhentas e cheias de informação, eles não são um grupo musical para você.
Mas se você tem um amor OU curiosidade por coisas diferentes do padrão da indústria, Stray Kids é uma ÓTIMA escolha.
Pessoalmente, eu amei o álbum, é super o meu estilo e entra na minha lista de favoritos com toda certeza.
E para mais informações, pensamentos e conversas sobre música e K-Pop siga @monfoxy no Twitter, no Instagram e no TikTok
E para conteúdos mais longos me siga no Youtube